quarta-feira, 4 de maio de 2011

BRASIL, mostra a tua cara....

Bem... Esta postagem era para se encontrar há um bom tempo neste blog, contudo achei interessante guardar para um momento mais oportuno... Creio ser este o momento esperado...
Assistindo o guia eleitoral, à época das eleições passadas - o que não faz tanto tempo assim - pude viajar no tempo e através de leituras feitas sobre a história de nosso país pude também recordar de eleições das quais vi e, também, das que não vi.
Trocando em miúdos, o processo eleitoral brasileiro desenvolveu e ganhou recursos tecnológicos incríveis e invejáveis - diga-se de passagem -, contudo, enquanto desenvolvia-se em tecnologia retroagia em pensamento e discursos. Sim! Isso mesmo! Retroage! O Brasil hoje, retroage em discursos, mesmo estes falando em desenvolvimento, melhorias, tudo o que um mundo global pode nos oferecer. O que falta é IDEOLOGIA.
Me atrevo a falar do meu presente, mas saliento que posso cometer falhas em minhas falas, devido a minha pouca visão dentro da temporalidade histórica, ou seja, o meu evento está muito mais perto de mim , fazendo com que detalhes passem desapercebidos. No entanto, ficam minhas desculpas se acaso falhar, mas como este é um espaço de debates, espero uma construção crítica bem elaborada pelos companheiros que lerem este post.
Mas, retomando meu raciocínio, o governo Lula trouxe ao Brasil um desenvolvimento que já estava previsto. Não pela figura do presidente, mas sim pelo seu próprio processo histórico. Vamos recordar as disputas eleitorais que o ex-presidente participara e sua atuação em cada uma dela... Se analisarmos profundamente percebemos que a cada uma o discurso muda e hoje temos um discurso petista muito mais aproximado dos discursos dos candidatos tucanos e de um mudo globalizado do que daquele Lula das campanhas sindicais.
Que com Lula, o Brasil teve o auge do desenvolvimento, isto é uma verdade, embora alguns colegas discordem. E chego a compará-lo em diversos aspectos com o ex-Presidente Getúlio Dorneles Vargas e até certa vez comentei - erroneamente, talvez - que Getúlio Vargas tornara-se o avó dos pobres. NÃO, O POPULISMO VARGUISTA NÃO VOLTOU! Talvez seus discursos, sua política inovadora, agraciada pelos aneios populares. Lógico que, isso tudo com a cara do século XXI.
POR FAVOR NÃO CONFUNDAM, ESTE NÃO É UM POST DEDICADO AO EX-PRESIDENTE COMO UM LOUVOR AO SEU TRABALHO... NÃO. ESTE É UM POST EM DEDICAÇÃO AO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO.
Mas... Continuando...
Me pergunto se o povo brasileiro aprendeu a votar? Ou aprendeu a escolher melhor seus representantes... O fato é que muita coisa mudou do início da República pra cá! O voto é direto, secreto, do povo e para o povo! Entretanto algumas coisas nunca mudam! Estas coisas são os discursos. É comum ver, como dizia no início deste post, discursos ainda arcaicos, como, por exemplo, "nós fizemos isso", "nós fizemos aquilo", como se dissesse o que está escrito na música de Zé Geraldo: "Tá vendo aquele edifício moço? / Ajudei a levantar" (Zé Geraldo, Cidadão).
Claro que a música prossegue e relata criticamente o que acontece nesse Brasil.
Erradicar a pobreza é uma meta, trabalhar a saúde é outra, melhorar a vida do trabalhador é outra, enfim, tantas discusões, tantas propostas como se dissesse ao eleitor "venha que aqui é mais barato!", ou então "vem, vamos, não troque o certo pelo duvidoso".
As revistas brasileiras noticiaram o primeiro turno nacional chamando de "debates municipais". Incrível que um país tão grande e tão rico por natureza tenham tão poucas coisas a tratar que caracterize um grande município... Ou é isso, ou então o povo brasileiro está mais fácil de se pegar na conversa!

Não sei meus compatriotas o que acontece nas mentes brasileiras, apenas sei que precisamos mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...