domingo, 22 de maio de 2011

As preocupações dos homens no ano mil da Era Medieval


As razões que levaram para existir tanto temor no ano mil, se dera por conta da grande propaganda da fé Cristã, e do próprio Cristianismo em si, que através da Bíblia, em especial no, Apocalipse, refere-se ao Fim dos tempos, tais esses eram interpretados a qualquer coisa que se visse, seja ela bizarra ou num simples fenômeno da natural. Físico. Exemplos estes que poderiam ser: Um eclipse, um incêndio inexplicável, o nascimento de um bebê monstruoso, uma praga agrícola, a passagem de um cometa no céu, ou até mesmo uma grande epidemia. Visto dessa forma, homens e mulheres fizeram preocupados com a aproximação do ano Mil e o que poderia surgir após sua seqüência. Com o passar dos anos e nada do tal “Fim do Mundo” acontecer, nasce então certa incredulidade por parte de algumas pessoas, até porque, dava-se como certos as apostas da Igreja. Como parte dessa problemática, entendo que duas coisas foram determinantes naquela época para a sua total ilusão, foram eles: a ignorância do povo e a condução desses por parte da elite clerical letrada e que hoje trazem a tona um pouco do que pode ser, e o que realmente é.  Estou falando do que é ter fé, e o que de fato é a realidade.
Bem, a explicação é a seguinte, frases e textos bíblicos, podem (para quem acredita), mostrar como premonições, (algo que pode acontecer), nos policiando até onde nós mortais poderemos ir, mas há aqueles também que lêem a Bíblia da forma que mais lhe convém, as interpretam sem um menor conceito prévio e o devido estudo, e assim já propagam a sua forma, prematuramente. Um exemplo claro disso pode-se ver nesse trecho da Bíblia onde o apóstolo Paulo afirma: "toda a Escritura é inspirada por Deus” (...), diga-se de passagem, que a Bíblia não havia sido compilada, entretanto alguns cristãos crêem que Paulo se referia à Bíblia que seria posteriormente canonizada. O historiador francês Georges Duby, um dos mais renomados historiadores sobre a época Medieval, nada encontrou como documento ou testemunho que comprovasse tais fatos, mas há um só episódio em que certo Sigeberto de Gembloux relata que de acordo com ele, "viram-se nesta época muitos prodígios, um terrível tremor de terra, um cometa de rasto fulgurante; a irrupção luminosa invadiu até ao interior das casas e, através de uma fratura do céu, apareceu uma imagem de uma serpente".
A descrição é terrível, sendo que o autor viveu no século XII, portanto não foi testemunha do que descreveu. Na onda crescente desse milenarismo, no ano de 1999, viu-se acontecer algo parecido, o de que o mundo iria se acabar no ano de 2000, e com isso, muito se especulou e vendeu com a data, inclusive muitos religiosos acreditavam piamente num novo Apocalipse, mas o que de fato ocorreu mesmo foi o tão falado “Bug do milênio” (Bug, refere-se a erro/falha), mas lançada a corrida tecnológica, foram feitos os reparos esperados, bem antes daquele ano de 2000 se iniciar, completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...