quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ecravidão no Brasil - Perfil

COLONIZAÇÃO PORTUGUESA E A FRACASSADA TENTATIVA DE ESCRAVIDÃO DOS INDÍGENAS

Durante o período pré-colonial (1500 – 1530), os portugueses desenvolveram a atividade de exploração do pau-brasil, árvore abundante na Mata Atlântica naquele período. A exploração dessa matéria-prima foi possibilitada não só pela sua localização, já que as florestas estavam próximas ao litoral, mas também pela colaboração dos índios, com os quais os portugueses desenvolveram um tipo de comércio primitivo baseado na troca – o escambo. Em troca de mercadorias européias baratas e desconhecidas, os índios extraíam e transportavam o pau-brasil para os portugueses até o litoral.
A partir do momento em que os colonizadores passam a conhecer mais de perto o modo de vida indígena, com elementos desconhecidos ou condenados pelos europeus, a exemplo da antropofagia, os portugueses passam então a alimentar uma certa desconfiança em relação aos índios. A colaboração em torno da atividade do pau-brasil já não era mais possível e os colonos tentam submetê-los à sua dominação, impondo sua cultura, sua religião – função esta que coube aos jesuítas, através da catequese – e forçando-os ao trabalho compulsório nas lavouras, já que não dispunham de mão-de-obra.
A escravidão no Brasil inicia-se assim com os índios, paralelamente ao processo de desterritorialização sofrido por estes. Diante dessa situação, os nativos só tinham dois caminhos a seguir: reagir à escravização ou aceitá-la.
Houve reações em todos os grupos indígenas, muitos lutando contra os colonizadores até a morte ou fugindo para regiões mais remotas. Essa reação indígena contra a dominação portuguesa ocorreu pelo fato de que as sociedades indígenas sul-americanas desconheciam a hierarquia e, conseqüentemente, não aceitavam o trabalho compulsório. Antes dos estudos etnográficos mais profundos (fins do século XIX e, principalmente, século XX), pensava-se que os índios eram simplesmente "inaptos" ao trabalho, tese que não se sustenta depois de pesquisas antropológicas em suas sociedades sem o impacto desestabilizador do domínio forçado.
Os índios assimilados, por sua vez, eram superexplorados e morriam, não só em decorrência dos maus-tratos recebidos dos portugueses, mas também em decorrência de doenças que lhes eram desconhecidas e que foram trazidas pelos colonos europeus, como as doenças venéreas e a varíola.
Diante das dificuldades encontradas na escravização dos indígenas, a solução encontrada pelos colonizadores foi buscar a mão-de-obra em outro lugar: no continente africano. Essa busca por escravos na África foi incentivada por diversos motivos. Os portugueses tinham interesse em encontrar um meio de obtenção de altos lucros com a nova colônia, e a resposta estava na atividade açucareira, uma vez que o açúcar tinha grande aceitação no mercado europeu. A produção dessa matéria-prima, por sua vez, exigia numerosa mão-de-obra na colônia e o lucrativo negócio do tráfico de escravos africanos foi a alternativa descoberta, iniciando-se assim a inserção destes no então Brasil colônia. Convém ressaltar que a escravidão de indígenas perdura até meados do século XVIII.


A DIVERSIDADE DE ESCRAVOS NO BRASIL COLONIAL

Costumeiramente quando o tema escravidão é abordado, lembra-se sempre de gigantescas plantações, insalubres senzalas e feitores extremamente cruéis, onde tudo isso é visto sempre girando em torno de um cenário rural e agroexportador. Entretanto, nem sempre estes fatores representaram fidedignamente a realidade total da escravidão no Brasil, pois, percebemos que não somente no Brasil, mas em outras sociedades escravistas, as paisagens urbanas com a existência de uma grande quantidade de africanos e crioulos que desempenhavam uma grande diversidade de atividades foi bastante comum, como fica claro nos documentos seguintes:
“Vende-se uma linda e elegante mucama de 18 a 20 anos, é boa costureira, perita engomadeira, cozinha de forno, é boa doceira, apronta e serve a um chá com delicadeza, penteia e veste uma senhora: motivo da venda se dirá: na rua do Regente, n. 53”. (13/04/1843) “O Jornal do Comércio”. Citado em História Viva. Ed. 03.
“Vende-se na prisão do calabouço um moleque de 14 anos, oficial de alfaiate, bonita figura, não tem moléstias, nem vícios e só vende-se por não querer servir ao seu senhor”. (12/02/1833) “O Jornal do Comércio”. Citado em História Viva. Ed. 03.
Desta forma devemos afirmar que quando se fala em escravidão no Brasil, devemos pensar em sua manifestação em todos os setores no campo e na cidade, como ratifica o historiador Flávio “a escravidão estava nas casas, nas ruas, nas tabernas, nos gabinetes, no parlamento e nas indústrias, onde os escravos produziam chapéus, tecidos, sapatos, charutos e outros utensílios manufaturados. Seus proprietários importaram várias máquinas e a quantidade de escravos especializados mobilizados era considerável”.
O tráfico de negros africanos foi fundamental para aquecer a escravidão negra no Brasil já que em sua maioria os escravos eram trazidos da África para a América.
Podemos afirmar que no Brasil colonial havia a predominância do trabalho escravo, mas também era freqüente a presença de livres e libertos neste período.
Os escravos eram em sua maioria negros africanos, entretanto devido o processo de miscigenação racial era possível encontrar escravos mulatos e até mesmo escravos brancos.
A presença de escravos mulatos e brancos ocorreu devido o seguinte aspecto: no Brasil seguia-se a lógica do direito romano, onde a escravidão era hereditária. Esta miscigenação muitas vezes, ocorria devido o fato de que muitos senhores (quase sempre brancos) exigiam suas escravas (quase sempre negras) para serviços sexuais.
Muitos desses escravos nascidos dessas relações foram frutos de estupros de escravas pelos seus senhores.
Os escravos brancos, embora mais raros também podiam ser encontrados, no fim do século XIX muitos destes escravos de ganho e de tabuleiro.
Os trabalhadores (fossem eles escravos, livres ou libertos) desenvolviam suas ocupações tanto no campo quanto na cidade, onde todos podiam ser encontrados.
Deve-se ainda perceber as diversidades internas da escravidão, onde os escravos possuíam diversas formas de ocupações e atividades.
Não podemos esquecer que existia no Brasil Colonial escravos que apresentavam diversas origens como por exemplo: os Boçais que eram aqueles recém chegados da África no Brasil, não falando a língua local e conhecendo muito pouco os costumes da região. Os Ladinos que eram escravos africanos já aculturados ou adaptados aos costumes da região e os Crioulos que eram negros que já nasciam em cativeiro no Brasil.


OS ESCRAVOS E SEUS DIFERENTES OFÍCIOS

I - Os escravos do campo: Trabalhavam principalmente nas atividades ligadas ao meio rural (agricultura, pecuária, etc) cultivavam cana, algodão, tabaco, arroz, café, etc.
Eram os que cuidavam, dos serviços mais pesados, também podiam produzir alimentos de roça para completar a sua subsistência ou para eventual comércio.
II - Os escravos do ofício: Mais especializados, cuidavam da moagem da cana, do fabrico do açúcar, atividades de carpintaria, construção, olaria, sapataria, ferraria, etc. A presença destes trabalhadores mostra que é um equivoco as analises simplistas que fazem um divorcio entre o trabalho escravo e o uso de tecnologia.
III - Os escravos domésticos: Escolhidos entre os mais socializáveis, Responsabilizavam-se pelo funcionamento da casa grande, transportando fardos, água, lixo, cozinhando, lavando, transportando seus senhores em cadeiras e palanques etc.
IV - Os escravos de ganho: Eram escravos que desempenhavam tarefas que envolviam obtenção de renda. Estes escravos trabalhavam em troca de dinheiro, que dividiam com seus senhores. Eram estes escravos que estavam mais próximos da alforria.
V - Os escravos de aluguel: Podiam ser alugados por seus senhores para outros senhores para diversos serviços a terceiros. Cabia aos senhores o lucro das transações.
VI - Escravidão urbana: Pouco citada nos livros didáticos no Brasil. Os escravos desempenhavam nas cidades qualquer tipo de tarefa, podendo ser encontrados como: vendedores, barbeiros, açougueiros, sapateiro, marceneiro e até mesmo tarefas incomuns com escrivãs de cartórios, enfermeiros etc.

3 comentários:

  1. O tema escravidão, geralmente desperta muito interesse dos alunos. Principalmente, quando associado a sua realidade mais próxima.

    Meus parabéns pelo post! :-)

    ResponderExcluir
  2. Particularmente adoro este tema e até pesquiso sobre ele, o mundo da escravidão em nosso país é deveras interessante porque decorre de várias imagens em diversos momentos, a exemplo do início da colonização que temos o escravo como sendo apenas mais uma mão-de-obra barata e a contraditória forma em que este mesmo escravo chega após os anos 1850 como sendo uma mão-de-obra praticamente escassa, enfim, ao momento em que a escravidão passa uma imagem desagradável - como até utilizei certa vez em sala de aula "falando como humanista, a escravidão foi uma forma deveras trágica, mas falando como cientista social, essencial para a nossa colonização".
    O mais interessante de tudo é que fora tão essencial que passou a ter imagens contraditórias, isso é que acho mais interessante na escravidão brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que o senhor citasse a fonte ou a bibliografia referente a este trabalho. Professor Riolando Souza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...